terça-feira, 17 de abril de 2012

História de Várzea Alegre



Várzea Alegre -Ce


São poucos os dados alusivos aos primórdios da colonização de Várzea Alegre. Sabe-se, entretanto, que os pioneiros exploradores da região, em suas caminhadas rumo ao Cariri, onde o Crato era ponto de convergência, deitaram os olhos sobre aquele vale, apelidando-o logo, e para sempre, de Várzea Alegre.

Ressalta-se que Várzea Alegre é um dos poucos municípios do Ceará que nunca mudou de nome.

O município de Várzea Alegre foi criado pela Lei Provincial Nº 1.329, de 10 de outubro de 1870. Desmembrado do município de Lavras da Mangabeira, instalado a 02 de março de 1872 e extinto pelo Decreto Nº 193, de 20 de maio de 1931, quando o seu território ficou anexado ao município de Cedro, mas, restaurado pelo Decreto Nº 1.156, de 04 de dezembro de 1933.

A Paróquia local foi criada no dia 30 de novembro de 1863 sob a invocação de São Raimundo Nonato, sendo seu primeiro vigário o Padre Benedito de Sousa Rego. O seu patrimônio constava de 400 braças de terra em quadrado, doadas em 19 de outubro, pelo Major Joaquim Alves Bezerra, pela sua mulher e por outros irmãos. Segundo a tradição, a primeira Igreja de São Raimundo Nonato foi construída pelos filhos de “Papai Raimundo” o patriarca. O nome de Várzea Alegre foi oficializado pela lei nº 1.329 de 1870, e tem origem na planície ou várzea, onde está situada a cidade. Várzea Alegre destaca-se no cenário cultural do país como a “Terra dos Contrastes”.

Dentre os muitos frutos que esta Várzea Alegre produziu, surgem como responsáveis pelo seu crescimento sócio econômico e cultural, as pessoas de Bernardo Duarte Pinheiro, Raimundo Duarte Bezerra (Papai Raimundo), Antônio Correia Lima, Joaquim de Figueiredo Correia, Otacílio Correia, Josué Alves Diniz, Jornalista Joaquim Ferreira e Padre Vieira, que muito contribuíram para o seu desenvolvimento. Os contrastes inspiram letras de músicas, entre as quais, uma delas - cantada pelo saudoso Luiz Gonzaga, cuja letra tem a assinatura marcante do compositor varzealegrense, José Clementino.


FONTE: PREFEITURA

Nenhum comentário: